Otimizando o Virtual Machine Manager 2008 R2 com o uso de “PRO Tips”


Quer aproveitar melhor as funcionalidades que o Virtual Machine Manager 2008 R2 oferece para tornar o gerenciamento do seu ambiente de virtualização mais dinâmico? Que tal começar utilizando o recurso de PRO Tips?

O que é:

Performance and Resource Optimization (PRO) é uma feature do Virtual Machine Manager 2008 (VMM Server) que utiliza alertas específicos do Operations Manager 2007 (SCOM) para remediar ações no VMM Server. Por exemplo, o VMM pode remanejar máquinas virtuais de um host físico para outro quando contadores de performance específicos alcançarem os limites definidos, como por exemplo, utilização de CPU, reserva de memória física por host ou host group, etc.

Importante: Para utilizar este recurso é necessário integrar o VMM ao SCOM:

Virtual Machine Manager 2008 Requer o Operations Manager 2007 SP1
Virtual Machine Manager 2008 R2 Requer o Operations Manager 2007 SP1 ou R2

PRO Tips:

PRO Tips para Hosts Recomenda ações para retornar um host a um estado saudável baseado na utilização de recursos ou outra métrica de performance e saúde no host.
PRO Tips para VMs Recomenda ações para retornar uma máquina virtual a um estado saudável baseado na utilização de recursos ou outra métrica de performance e saúde nas máquinas virtuais.
PRO Tips para VMM Server Recomenda ações para resolver problemas que afetam múltiplos computadores gerenciados pelo VMM através do ambiente de virtualização. Por exemplo, este tipo de PRO Tip pode definir uma remediação para um problema com o storage array conectado ao VMM Server

Exemplo de PRO Tip:

No exemplo abaixo vemos um alerta gerado automaticamente no console do VMM Server indicando um problema com um dos meus hosts Hyper-V com base nos parâmetros que configurei para reserva de memória física no host. O Alerta indica que o host alcançou seu limite de uso de memória física (MB) e sugere o remanejamento de máquinas virtuais para outro host, reduzindo assim o consumo da memória alocada.

Ao clicar no botão “Implement” a ação de correção será aplicada automaticamente.

PRO Tips

Eu também posso automatizar a aplicação de “PRO Tips” no meu ambiente configurando no VMM Server as opções relacionadas ao recurso PRO:

Ao marcar a opção para implementar PRO Tips de forma automática posso definir o tipo de severidade que será controlado pelo recurso PRO.

image

É isso pessoal!

Alexandre Perazza

,

  1. #1 por Rodrigo em 20/08/2010 - 17:21

    Show em, ótimo post manoo ! Aproveitando, caiu na 70-669 WS2008: Desktop Virtualization, que fiz essa semana. Abs !

  2. #2 por Alexandre em 20/08/2010 - 17:25

    Fala Rodrigo! Realmente esta funcionalidade é muito interessante e nem sempre tão explorada. Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: